Seja para entender a geração de energia de uma usina hidrelétrica ou para saber quanto pagar em sua conta de luz no início do mês, é crucial saber o significado da sigla kWh. O conjunto de consoantes, na verdade, é uma abreviação de quilowatt-hora.
O Watt (W) é uma unidade básica de potência, responsável por indicar a taxa de consumo de energia. Dessa forma, quilowatt (ou kilowatt), significa mil Watts, sendo utilizado em sistemas maiores de consumo. Portanto, quilowatt-hora (kWh) é a medida utilizada quando se fala de energia produzida ou consumida.
Enquanto o W e o kW indicam a potência, o kWh mede a quantidade de energia consumida ou produzida durante um período de tempo. Um exemplo prático acontece ao falarmos de uma fonte com 5 kW de potência. Tal fonte tem a capacidade de gerar até 5 quilowatts em condições ideais. Assim, se tal fonte de 5 kW operar por uma hora em condições ideais, sua produção será de 5 kWh de energia.
O cálculo do consumo de energia, em kWh, portanto, é bastante simples. Basta multiplicar a potência dos equipamentos, medido em kW, pelo seu tempo de uso em horas. Isso resulta em uma medida precisa de energia consumida/produzida em determinado período. Um equipamento com potência de 4 kW utilizado por 3 horas resultaria em um consumo de 12 kWh (4 kW x 3 horas = 12 kWh).
Usos de consumo em kWh
A aplicação de consumo em kWh auxilia em diversas atividades relevantes tanto em residências como em empresas com alto nível de consumo. Seu monitoramento facilita na previsão de custos /economia, planejamento de sistemas fotovoltaicos, gerenciamento de gastos, otimização do uso de energia, entre outros.
Dessa forma, evitam-se prejuízos e desperdícios ao máximo.