A montadora Volkswagen, produzirá motor 1.5 híbrido Evo2 em São Carlos, no estado de São Paulo. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté anunciou a novidade, apontando que o produto pode ainda ser abastecido com etanol e gasolina
A fabricante alemã já havia anunciado seu plano de eletrificação da frota em 2023. O CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom, confirmou em sua apresentação do ID.4 que a Volkswagen vai ter automóveis híbridos leve, pleno e plug-in, dependendo do porte e proposta.
Na última semana, o portal Autoesporte acabou confirmando que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciou a fabricação de dois carros híbridos na fábrica de Anchieta, situado em São Bernardo do Campo.
Novo motor da Volkswagen
O 1.5 Evo2 é a versão evoluída do 1.4 EA211 e vai substituir o modelo antigo na prateleira da VW. De acordo com o sindicato de São Carlos, o propulsor atual 1.4 que está equipando o T-Cross e Taos possui um prazo de validade por causa das normas de emissão de poluentes.
Ou seja, o propulsor não se adequa às normas de emissão do Proconve L8, que vão entrar em vigor este ano.
A fabricação do novo motor em São Carlos é parte da ampliação do acordo coletivo entre VW e os profissionais da fábrica. Os investimentos que antes iriam acabar em 2025 agora irão até 2028.
A própria montadora alemã divulgou que esse motor vai ter uma tecnologia com maior eficiência e menor emissão de poluentes.
O motor 1.5 Evo2 foi lançado em 2024, sendo uma boa notícia. Fora do Brasil é utilizado no VW T-Roc, rendendo 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Sendo os mesmos números feitos pelo 1.4 TSI atual, porém com alterações significativas.
Segundo a Volkswagen na Alemanha, a usina se alinha as regras de emissão nível Euro 7. O retrabalho no motor, vai deixá-lo com muita capacidade volumétrica, ficando mais leve em 21 quilos.