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Contas de Energia > Carros elétricos > Uso e funcionamento dos carros elétricos: Confira 10 mitos sobre eles
Carros elétricos

Uso e funcionamento dos carros elétricos: Confira 10 mitos sobre eles

Confira a lista sobre os mitos dos eletrificados.

Isabela Oliveira
Última atualização: 15/10/2024 09:23
Isabela Oliveira
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Os veículos elétricos já é uma realidade no mercado automotivo, e estão cada vez mais populares. Entretanto, no Brasil, 2024 está sendo um ano de fortalecimento do setor, com um aumento de 506,23% no número de veículos emplacados até setembro, comparando com o mesmo período de 2023. Os modelos de veículos tanto cresceram quanto diversificou, indo de compactos como o Renault Kwid e-tech, até os mais potentes e caros como o Mercedes-Benz EQS 53 AMG. 

Quanto mais os carros elétricos são aderidos pela população brasileira, mais dúvidas e questões sobre esses veículos surgem para quem não acompanha a indústria de perto, o que cria mitos sobre sua usabilidade e características. Para desmistificar os eletrificados, o Canal de Energias listou alguns dos mitos mais comuns.

Confira a lista:

Carro elétrico dá choque: Mito

    Esses veículos são projetados para isolar seus componentes de alta voltagem, mesmo em situações extremas. As baterias são seladas e vedadas, o que as torna impenetráveis, mesmo em casos de submersão.

    Não pode carregá-los na chuva: Mito

    Os cabos de recarga não estão energizados enquanto conectados ao carro. Quando o sistema está conectado, ele é completamente vedado e isolado, o que elimina qualquer chance de descarga elétrica.

    A bateria pode viciar: Mito

    As baterias de íon de lítio usadas em carros elétricos são altamente avançadas e só perdem capacidade de armazenamento com a acumulação de ciclos de carga e descarga.

    Manutenção mais cara: Mito

    Comparando o custo das revisões de modelos semelhantes, o carro elétrico obtém uma certa vantagem. Por exemplo, as revisões até 60 mil km do Renault Kwid elétrico custam cerca de R$ 1.995, enquanto a versão a combustão chega a R$ 4.400 pelas mesmas seis revisões.

    Não pode passar em áreas alagadas ou enchentes: Mito

    Os carros elétricos possuem todos os sistemas de alta voltagem, como baterias e cabos de alimentação, selados e vedados. Essas proteções também garantem resistência à poeira.

    A bateria perde a vida útil mesmo o carro não sendo utilizado: Mito

    Apenas em casos extremos de inatividade a bateria pode sofrer alguma perda de eficiência, mas isso não é exclusivo dos elétricos.

    A bateria pode explodir em casos de acidente: Verdade

    Contudo, há uma explicação. Embora seja muito raro, é possível que ocorra uma explosão em colisões extremas. Entretanto, os carros são projetados para reduzir esse risco ao máximo. A probabilidade de explosão em um carro elétrico não chega a ser maior do que em veículos a combustão, por exemplo.

    O descarte das baterias pode ser prejudicial ao meio ambiente: Mito

    O assunto ainda está sendo debatido devido ao fato de que o mercado de eletrificados é relativamente “novo” no Brasil, o descarte correto das baterias é uma questão que precisa ser estudada. As baterias de carros elétricos são compostas por matérias com grande valor residual e podem ser recicladas. No entanto, é importante, que o descarte seja realizado de maneira adequada, por empresas especializadas no tratamento desse tipo de resíduo.

    Recarregar o veículo em casa pode sobrecarregar a rede elétrica: Mito

    Porém, o projeto tem que ser realizado por um engenheiro ou eletricista familiarizado com as normas ABNT 17019, que regulam a instalação de carregadores e tomadas superiores a 220V 20A, para não haver risco de sobrecarga. 

    Seguro é mais caro: Mito

      Apesar do valor do seguro ter uma certa variedade de acordo com o perfil e tipo de apólice contratada, dificilmente um carro elétrico vai ter um seguro mais caro do que um modelo a combustão.

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