A instituição financeira cooperativa, Unicred, concluiu a construção de uma usina de energia solar com mais de 2,2 mil módulos fotovoltaicos no município de Caçador, Santa Catarina.
A planta possui a capacidade de produção de 1.000 kW de potência, o suficiente para atender 87% das agências singulares da Unicred em Santa Catarina.
Construído em uma área de três hectares, a usina solar deve contribuir para evitar a emissão de mais ou menos 250 toneladas de CO2 (dióxido de carbono), equivalente ao plantio de 1,8 mil árvores por ano.
O projeto foi implementado com ajuda e expertise da TAB energia, responsável pelo desenvolvimento e instalação da usina, e tecnologia de ponta da WEG, uma das maiores companhias do setor no Brasil e no mundo.
O diretor-executivo da Unicred, Alexandre Luiz Franco, enfatiza que a entrega reflete um compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), estimulando “a sustentabilidade corporativa para um mundo mais verde e sustentável”, afirmou ele.
O projeto usou de maneira exclusiva os equipamentos de fornecimento da WEG, com 2.230 módulos fotovoltaicos bifaciais Trina de 660Wp, complementados por quatro inversores Huawei de 250 kW.
A execução envolveu movimentações consideráveis na terra, com 4.288 m³ de corte e 5.653 m³ de aterro. A obra ainda contou com uma média de 18 profissionais envolvidos dia a dia, desde o começo, em fevereiro de 2024, até sua finalização no mês de agosto.
Brasil ultrapassa GW de energia solar instalada
O Brasil acabou de ultrapassar a marca de 50 gigawatts (GW) de potência instalada operacional de energia solar. O país se tornou o sexto a atingir esse nível, se juntando aos Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão.
Os dados foram divulgados na última terça-feira, 26 de novembro, pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Relacionado ao tamanho dos sistemas de geração, a geração de energia solar própria através de pequenos e médios sistemas lidera com 33,5 GW de potência instalada. As grandes usinas solares correspondem a 16,5 GW.
De janeiro a outubro, 119 usinas solares foram instaladas no país, que adicionaram 4,54 GW de potência elétrica fiscalizada no Brasil. Os dados pertencem ao Ministério de Minas e Energia (MME) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Por evidenciar a potência efetivamente instalada, a potência fiscalizada é um pouco abaixo da potência outorgada pela agência reguladora.