A montadora Toyota entrou para o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, por ter o veículo híbrido com o melhor consumo do mundo. Essa iniciativa não partiu da montadora japonesa, mas sim de um fã de carros.
O fã em questão é o americano Wayne Gerdes que possui uma página na internet em que realiza alguns testes de eficiência automotiva. Em um de seus recentes testes, ele decidiu atravessar os Estados Unidos a bordo da versão mais recente do Toyota Prius de 5ª geração.
Ele partiu da costa oeste do país, na prefeitura de Los Angeles, e viajou até a prefeitura de Nova York, na costa leste. Totalizando 5.168,7 km, que ele percorreu em 11 dias (metade dirigindo, metade descansando).
O que impressiona nessa história é o consumo do Prius nesse percurso. O carro fez uma média de 93,1 MPG no trajeto. MPG é uma medida comum nos Estados Unidos da América significando miles per gallon, ou milhas por galão.
O Prius de Gerdes fez 40 quilômetros por litro, isto é, a cada 100 quilômetros, o carro consumia apenas 2 litros e meio de combustível.
Confira o desempenho do Prius
- No meio do trajeto, Gerdes enfrentou desafios consideráveis, como o Deserto de Mojave e seus 40ºC.
- Mesmo diante dessas condições adversas, manteve uma boa eficiência de combustível.
Wayne Gerdes é um especialista em direção. Confira algumas dicas que ele dá podem ser replicadas por nós, meros mortais quando formos dirigir:
- Para diminuir o consumo de combustível, ele recomenda acelerações suaves na saída de paradas.
- Além disso, é importante que você mantenha uma pressão uniforme no pedal do acelerador.
- Outra dica é reduzir a velocidade lentamente, bem antes de uma parada
- Ele ainda evita usar a parte mais desgastada das pistas e deixa os vidros do carro fechados e sem ligar o ar-condicionado.