Dois trabalhadores que estavam presos no alto de uma torre eólica foram resgatados por um helicóptero depois de um incêndio na estrutura, na tarde da última terça-feira, 26 de novembro, em Areia Branca, na região Oeste potiguar.
O incidente ocorreu em um dos aerogeradores do Parque Eólico Mel. De acordo com a empresa proprietária do parque, a Neoenergia, o incêndio foi controlado pela brigada de emergência da distribuidora.
Porém, a equipe afirmou que necessitou do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte para o resgate dos dois colaboradores que faziam a manutenção do equipamento.
“Os colaboradores foram resgatados com segurança, avaliados por uma equipe médica e passam bem. A Neoenergia está prestando todo o apoio aos colaboradores e apura as causas do incidente”, informou a empresa em nota.
De acordo com a Ciopaer, a equipe foi acionada mais ou menos as 15h45 e estava pronta para a operação em torno de cinco minutos após o chamado.
“Prontamente a gente reuniu a equipe, informou ao diretor, debateu as condições, porque é uma operação que não é simples de realizar, e, no limite do tempo, a gente conseguiu decolar e dar o suporte ao Corpo de Bombeiros e ao Samu que estavam no local”, afirmou sargento Eridson, piloto da aeronave.
De acordo com o piloto, o cenário era adverso em função da força do vento e porque as pás da torre eólica estavam muito próximas, entre outros fatores.
“Nós tínhamos informações que os elevadores tinham dado pane, tínhamos um aerogerador que estava há mais de 60 metros de altura e uma situação adversa pelo estado emocional das vítimas, que poderia causar um desdobramento ruim”, de acordo com o comandante do Ciopaer, coronel Eduardo Franco, que parabenizou a equipe pela operação bem-sucedida.