A BMW divulga o início da fabricação do novo X5 xDrive50e em Araquari, Santa Catarina. Se trata do primeiro veículo híbrido plug-in (isto é, com fonte externa de recarga) produzido no Brasil e na América Latina, representando um avanço para a indústria brasileiro. Também é o carro mais potente já fabricado na história do país.
Sua receita tem a combinação do motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha, com capacidade de desenvolver 313 cv de potência, com um propulsor elétrico traseiro, de 197 cv. Juntos, entregando 498 cv e 71,3 kgfm, fazendo o X5 desbancar o Chevrolet Trailblazer fabricado em São José dos Campos, São Paulo, que possui 3.6 V6 de 277 cv e 35,7 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas usando um sistema de pré-engrenagem que garante torque em baixas rotações.
O motor elétrico é abastecido através da bateria de íons de lítio de 25,7 kWh. De acordo com a BMW, a autonomia em modo elétrico é de 79 km. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,8 segundos.
BMW investiu no X5 híbrido
A fabricação do X5 híbrido é o primeiro produto do investimento de R$ 1,1 bilhão divulgado pela BMW do Brasil entre 2025 e 2028. O aporte ainda prevê a modernização da fábrica de Santa Catarina e a fabricação de novos modelos neste período.
2024 foi marcado pela corrida do primeiro veículo híbrido plug-in nacional. A Toyota fabrica o Corolla em Indaiatuba, São Paulo, com sistema híbrido flex desde 2019, porém, nenhuma fabricante avançou tanto na tecnologia desde então.
A disputa foi enredada pela BMW, Caoa Chery, BYD e GWM. No entanto, a montadora alemã, largou na frente, assegurando o prêmio de Inovação do Ano no Carro do Ano 2025, a tradicional premiação da indústria automobilística brasileira. Já os veículos híbridos plug-in das concorrentes chinesas serão comercializados em 2025. Começando pelo BYD Song Pro, que deve possuir o motor flex.