O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) autorizou, sem restrições, a aquisição da EDP Smart de 33 usinas solares fotovoltaicas no modelo de minigeração distribuída da Tangisa.
O grupo EDP disse ao Cade que a operação irá permitir a expansão da sua atuação no setor de geração solar distribuída, como parte do planejamento estratégico da empresa de ser líder na transição energética, com foco em investimentos em fontes renováveis.
Hoje, o grupo possui um portfólio com 90 usinas solares de geração distribuída no Brasil, com capacidade instalada de 258 MWp. Até 2026, a empresa estima atingir uma capacidade instalada de aproximadamente 500 MWp, com aportes anuais de cerca de R$ 600 milhões.
O custo dessa transação e a capacidade instalada dos projetos, no momento em construção ou desenvolvimento, não foram divulgadas no processo. As usinas estão localizadas nos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná.
A operação abrange a aquisição de todas as cotas representativas do capital social de 17 Sociedades de Propósito Específico (SPEs) pela EDP Smart, que faz parte do grupo EDP.
Oportunidade de investimentos em energia solar
A Tangisa disse ao Cade que a comercialização deu uma oportunidade para transferir integralmente as SPEs, e consequentemente os projetos, o que eliminou os custos envolvidos em sua instalação e gerando aporte de novos recursos financeiros focado em atividades com maior sinergia relacionadas ao seu portfólio atual.
Em novembro, a EDP divulgou a compra de 16 novas usinas de geração distribuída da Tangisa por R$ 218 milhões, representando um avanço na atuação no segmento e a entrada no mercado do estado do Mato Grosso.
No comunicado, a companhia afirmou que os projetos somam uma capacidade instalada total correspondente a 44,3 MWp, sendo que cinco usinas estão finalizadas e 11 ainda estão em construção, com previsão de conclusão para o ano que vem.
Relacinados à capacidade instalada, 10,9 MWp estão na Bahia, 12,5 MWp no Mato Grosso, 12,9 MWp no Mato Grosso do Sul e 7,7 MWp no Paraná.