Na última segunda-feira, 25 de novembro, a Neoenergia Coelba inaugurou uma nova usina solar fotovoltaica, com potência de 850 kWp e um moderno sistema de armazenamento de energia (1.800 kWh/dia) no Hospital Santo Antônio, coração das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Os sistemas fazem parte do termo de cooperação firmado no ano passado. Com o projeto, a instituição hospitalar vai ter uma economia estimada de 1.050 megawatts-hora (MWh) por ano, além de uma diminuição de 600 quilowatts (kW) na demanda durante o horário de pico, resultando em uma economia anual de R$ 1,4 milhão nas despesas com energia elétrica.
No total, a Neoenergia Coelba investiu R$ 7 milhões, através do seu Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na instalação da usina solar fotovoltaica e no sistema de armazenamento, que pode despachar aproximadamente 1.800 kWh por dia.
A usina vai suprir cerca de 15% do consumo total de energia do hospital, enquanto o sistema de armazenamento irá atender a 70% da demanda no horário de pico, diminuindo consideravelmente os custos com energia no período de maior demanda, das 18h às 21h.
Economia na energia permite redirecionamento de recursos
A economia gerada vai permitir que as Obras Sociais Irmã Dulce direcionem recursos para outras iniciativas da instituição, que apoia e acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia. A OSID também é responsável pela realização de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais todo os anos, sendo 2 milhões feitos somente na sede em Salvador.
O sistema de geração instalado operará no modelo zero grid, significando que não pode injetar energia na rede da Neoenergia Coelba. Para viabilizar esse projeto, a distribuidora teve o suporte do Projeto Sistemas de Energia do Futuro, parceria do Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.