No último domingo, dia 9 de fevereiro, um macaco que acabou entrando em uma usina elétrica provocou um blecaute em toda a ilha do Sri Lanka, de acordo com o informado pelo ministro de Energia.
“Um macaco entrou em contato com nosso transformador de rede, causando um desequilíbrio no sistema”, afirmou Kumara Jayakody à imprensa.
Essa invasão ocorreu em um subúrbio situado ao sul do Colombo, a capital do país.
A queda na distribuição de energia elétrica se iniciou no fim da manhã (horário local) e, após três horas ainda não tinha sido reestabelecida totalmente.
Mesmo que a energia elétrica tenha sido restaurada em alguns locais, ainda não se tem informação de quanto tempo irá durar o apagão.
“Os engenheiros estão no local tentando restabelecer o serviço o mais rápido possível”, disse o ministro.
Em meados de 2022, a população do Sri Lanka enfrentou interrupção no fornecimento de eletricidade por diversos meses, quando o país estava afundando em uma crise econômica.
Os postos de combustível ficaram sem combustíveis por meses, obrigando as usinas termelétricas a ativarem o racionamento de energia elétrica por 13 horas diárias.
Aprenda a economizar na conta de luz
A energia elétrica é um dos maiores custos para o bolso das famílias, principalmente nos dias mais quentes, quando utilizar o aparelho de ar-condicionado se torna fundamental. Contudo, o consumo desse equipamento em excesso pode aumento consideravelmente a conta de luz, afetando a economia. Para não cometer gastos sem necessidade, é essencial a adoção de estratégias que assegurem a eficiência energética sem comprometer o seu conforto.
O ajuste na certa, fazer manutenções periodicamente e utilizar o equipamento de maneira sábia, são algumas das melhores ações. Neste texto, veja dicas eficientes para economizar eletricidade e usar o ar-condicionado sem custo excessivo fatura.
Ajustar a temperatura certa do ar-condicionado é uma das maneiras mais eficientes de economizar energia. Especialistas orientam que mantenha o equipamento entre 23°C e 25°C, assegurando um balanço entre conforto e eficiência energética. Cada grau dessa faixa pode elevar o consumo de energia elétrica em até 5%, aumento expressivamente o preço na conta de luz.