Depois de uma série de desafios em seus planos de eletrificação, a Ford está considerando o relançamento de alguns de seus icônicos modelos, como Focus, Fiesta e Puma, só que na versão elétrica. A decisão reflete como uma estratégia para enfrentar a concorrência dos chineses e atender à crescente demanda por veículos elétricos acessíveis.
Nos últimos tempos, a Ford lançou os SUVs elétricos, Explorer e Capri, baseados na plataforma MEB da Volkswagen. Porém, montadora está agora concentrando esforços na criação de uma nova plataforma mais acessível, voltada para carros menores e mais econômicos, especialmente em mercados europeus.
Internamente conhecida como “Skunkworks”, essa nova arquitetura está sendo desenvolvida nos EUA, Estados Unidos, sob a liderança do ex-engenheiro da Tesla, Alan Clarke. Clarke comanda uma equipe de quase 300 profissionais com experiência em grandes empresas como Rivian, Apple e Fórmula 1. O objetivo é criar uma linha de veículos elétricos mais acessíveis e atraentes para os consumidores.
Entenda o motivo da Ford tentar trazer esses modelos
Entre os modelos que a marca pretende trazer de volta, o Fiesta e o Focus são os principais. Mesmo que ambos tenham sido descontinuados, há planos para revitalizá-los com motorização elétrica. Esses modelos, que foram sucessos no passado, podem desempenhar um papel crucial no aumento das vendas de veículos elétricos da Ford.
O Ford Puma, que não está disponível no país, mas é popular na Europa, pode ser o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma. Se espera que a versão elétrica do Puma entre em produção no final de 2026 ou no início de 2027.
A Ford também está comprometida com o desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que são vistas como uma tecnologia mais acessível e durável. A estratégia da marca é focar em uma variedade de veículos menores e mais específicos para enfrentar a competição dos fabricantes chineses, se destacando pela acessibilidade e inovação.