Se você tem o intuito de controlar o consumo de energia elétrica, é necessário ter em mãos um aparelho bastante simples: um medidor de energia elétrica, seja ele analógico, ciclométrico ou eletrônico digital.
Ao contar com as medições do aparelho, é possível realizar os cálculos necessários e definir a leitura detalhada de seu consumo e, consequentemente, aumentando o controle de suas cobranças. Para tanto, é necessário anotar o consumo em um dia e horário determinado.
No dia seguinte, você deverá fazer a leitura novamente, em mesmo horário, e subtrair o primeiro valor do segundo, tendo assim o consumo em 24 horas (um dia completo). Se o consumo de um dia for aproximadamente o mesmo durante um mês, então basta multiplicar o resultado por 30 (trinta) dias, obtendo-se o consumo mensal estimado.
Consumo de energia elétrica: como funciona um medidor?
Um medidor de energia elétrica pode ser analógico, ciclométrico ou eletrônico digital. No entanto, todos os modelos contam com a mesma finalidade: medir o consumo de energia elétrica em determinado local por determinado período.
No modelo analógico existem quatro ou cinco círculos semelhantes a um relógio, cada um deles com um único ponteiro. Para fazer a leitura do consumo, basta verificar em cada círculo o número que o ponteiro mostra. A leitura é feita da esquerda para a direita e indica o milhar, centena, dezena e unidade de consumo.
Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da casa do milhar. Caso o ponteiro estiver entre dois algarismos, opte sempre pelo algarismo menor. Quando o ponteiro estiver entre o 9 (nove) e 0 (zero), deve ser considerado o 9 (nove) para efeito de leitura.
O medidor digital é extremamente simples e apresenta os algarismos digitais. Ou seja, é possível verificar os algarismos de maneira direta.