Autonomia é uma das principais razões do afastamento de potenciais compradores de veículos elétricos. Desenvolvida pela start-up britânica Nyobolt, uma nova bateria que promete revolucionar o mercado de carros elétricos ao causar a redução drástica do tempo de carregamento.
A bateria da start-up, em um recente teste, demonstrou a capacidade de carregar de 10% a 80% em somente quatro minutos e 37 segundos. Realizada em um carro esportivo conceito, a demonstração foi um grande marco na eletrificação automotiva e manifestou a possibilidade de um futuro em que o carregamento de um carro elétrico leve a quantidade de tempo de abastecimento de um veículo a combustão.
Marco no setor de elétricos
A iniciativa da Nyobolt é expressiva, porque ataca diretamente a preocupação dos motoristas com a “ansiedade de alcance”, que significa o medo de ficar sem bateria no meio de uma viagem, sem postos de carregamento por perto.
Com a promessa de redução no tempo de carregamento para menos de cinco minutos, algo parecido ao tempo que é levado para encher o tanque de um carro convencional, os carros elétricos se tornam muito mais atrativos para o público.
Mesmo que o avanço seja notável, vale relembrar que a ansiedade de alcance não é causada somente pelo tempo de carregamento, mas como também pela infraestrutura de carregamento disponível.
Até mesmo as opções mais rápidas, atualmente, como os supercarregadores da Tesla, levam entre 15 e 20 minutos para carregar uma bateria até 80%. Comparando a isso, a bateria da Nyobolt é uma promessa tentadora de eficiência e conveniência.
O cofundador da Nyobolt, Dr. Sai Shivareddy, disse que esse teste foi um “grande marco para a eletrificação”. Contudo, o caminho até a conquista não foi fácil.
A demonstração enfrentou alguns desafios técnicas, como uma falha no sistema de resfriamento do carro-conceito durante uma onda de calor no Reino Unido, o demonstra que há dificuldades a serem superados antes que essa tecnologia esteja disponível para o público.