A Envol Energy Consulting acabou de contratar William Akira Kay para atuar no cargo de gerente de Estudos de Mercado e Regulação, sendo a segunda contratação de estratégia da consultoria este ano, depois do seu lançamento em novembro de 2024.
William Akira Jay, graduando em engenharia elétrica e com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela universidade Presbiteriana Mackenzie, já passou por companhias como CTG Brasil, Gerdau, Czarnikow e CBA, sendo a CBA a última empresa antes da sua nomeação na Envol.
O executivo estava atuando na criação e execução de planos de energia e regulatórios para a indústria eletrointensiva e para companhias do setor de produção e venda de energia elétrica.
“Vivemos um momento de transformações profundas no setor elétrico, e a necessidade de respostas estratégicas nunca foi tão premente. Na Envol, vejo uma oportunidade única para colocar minha experiência a serviço da evolução do setor, contribuindo com soluções regulatórias inovadoras e operacionalmente viáveis para clientes corporativos e institucionais”, afirmou William Akira Kay.
Para o CEO da Envol, Alexandre Viana, a contratação de William reflete em um avanço considerável para a empresa. “A experiência de William agrega profundidade técnica e visão estratégica ao nosso time”, disse.
Cientistas criam bateria de fungos
Se você acha que os fungos são somente aqueles organismos que crescem em lugares úmidos ou os zumbis de ‘The Last of Us’, se prepare: esses organismos estão perto de transformar a maneira que entendemos sobre energia. Por causa de um projeto suíço inovador que conta com o suporte do programa Microbials da fundação Gebert Rüf Stiftung, os cientistas criarem as baterias biodegradáveis impressas em 3D que ao invés de serem carregadas, elas são “alimentadas”.
Porém, antes que você pense que seu smartphone vai necessitar de açúcar para funcionar, leia aqui os detalhes.
A inovação na verdade é uma célula de combustível microbiana, que utiliza os fungos como fonte de eletricidade. Ou seja, funciona usando o metabolismo de duas espécies de fungos escolhidas com cautela para gerar energia elétrica.