Pense em um panorama em que os postos de combustíveis pelo Brasil iniciam um racionamento de gasolina e diesel, caminhoneiros enfrentando dificuldades para conseguir cumprir seus trajetos e o transporte público operando de maneira limitada.
Mesmo parecendo alarmista, esse possível cenário está no radar de especialistas que indicam um risco próximo de escassez de combustíveis no Brasil.
Segundo o estudo do BTG Pactual, a falta de conformidade no custo da gasolina e do diesel em relação ao mercado internacional alcançou níveis alarmantes.
De acordo com o publicado pelo portal Valor Investe, hoje, a gasolina possui um atraso de 11%, enquanto o diesel alcança os 18%, a diferença mais alta desde a o novo modelo de precificação de combustíveis foi adotado em 2023.
Os analistas Luiz Carvalho, Pedro Soares e Henrique Pérez ressaltam que o atual modelo de precificação pode destruir o custo para a Petrobras.
Mesmo que a retomada da paridade internacional possa ajudar na produção de caixa, as variações no valor do barril de petróleo e seu recente aumento compensam o preço perdido nos combustíveis.
A dependência de importações do Brasil
O alerta principal dos especialistas é que manter os valores muito menor que a paridade internacional cresce o risco de escassez.
O Brasil é dependente das importações para suprir a demanda, principalmente a diesel.
Se os valores internos não forem atraentes para os importadores, pode ocorrer uma queda na oferta, chegando a possíveis desabastecimentos.
A defasagem nos valores de combustíveis ainda cria uma preocupação por causa da inflação.
De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (ABICOM), a defasagem média do diesel nas refinarias da estatal em comparação com o preço praticado no Golfo do México alcançou os 22%, enquanto na gasolina se estabeleceu em 13%.
Essa diferença eleva a pressão para que a Petrobras faça os reajustes, podendo impactar de maneira direta no índice de valores do consumidor.
A Petrobras vem adotando uma estratégia de precificação com o propósito de evitar a repassagem da volatilidade do mercado aos consumidores.