A Toyota anunciou a aquisição de uma tecnologia única para seus veículos elétricos. O mundo da eletromobilidade está sempre evoluindo e com momentos surpreendentes ainda por vir. A fabricante do Japão divulgou que vai lançar um automóvel elétrico com autonomia de 1.500 km com somente uma carga, representando uma conquista para o mercado de eletrificados, o que pode revolucionar o atual conceito de mobilidade.
A Toyota está planejando lançar um automóvel elétrico com autonomia de 1.500 km, que possuirá baterias de estado sólido até 2026, refletindo seu compromisso e conhecimento tecnológico que está mais avançado que outras montadoras.
As baterias de estado sólido possuem diversas vantagens em relação as baterias de íon de lítio tradicionais. Entre suas vantagens, está a diminuição considerável no tempo de carregamento, a elevada capacidade de armazenamento, queda significativa de risco de incêndio, em comparação com as de íons de lítio, que utilizam eletrólito líquido.
Foco da Toyota para os próximos anos
O foco da montadora japonesa é que o modelo elétrico que vai ser lançado esse ano tenha uma autonomia maior em pelo menos 20% com um prazo curto. O que intriga é o fato de que a Toyota já está planejando a próxima geração, prometendo uma otimização de 50% na autonomia e tempo de carregamento muito rápido, somente 10 minutos.
Essa tecnologia está perto de transformar a principal demanda dos automóveis elétricos, mitigando a preocupação a baixa autonomia e demora no tempo de carregamento, muitas vezes limitando a aquisição em grande dos carros elétricos.
De acordo com dados, a Toyota vai contar com quatro tipos de bateria nos próximos anos. Três delas vão ganhar novas tecnologias de eletrólito líquido e uma possuirá tecnologia de bateria em estado sólido, sendo colocada no carro elétrico com 1.500 km de autonomia.
Para a marca, a nova bateria da Toyota vai conseguir atender a demanda de 1,7 milhão de automóveis, entre os 3,5 milhões que a Toyota está planejando comercializar mundialmente até 2030.