Mesmo que a aquisição de veículos elétricos tenha aumentado mundialmente, no Brasil a adoção de incentivos fiscais para impulsionar a compra desses automóveis ainda enfrenta desafios.
Um balanço recente da UVA (Universidade Veiga de Almeida) apontou que, para o calendário de pagamento do IPVA 2025, somente 12 dos 27 estados fornecem algum tipo de benefício fiscal para automóveis elétricos.
Por outro lado, nações como os Estados Unidos, Noruega e França já implementaram políticas públicas robustas incluindo subsídios, isenções fiscais e incentivos a aquisição de infraestrutura para automóveis elétricos.
No Brasil, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das ferramentas mais debatidas para incentivar a aquisição de veículos elétricos. Contudo, essas políticas ainda são poucas, variando consideravelmente entre os estados.
Veja quais são os estados com benefícios no IPVA:
- São Paulo: baixa de 50% no IPVA para automóveis elétricos.
- Minas Gerais: Isenção completa, porém é limitada para carros elétricos ou híbridos produzidos no estado, uma limitação considerável, uma vez que o Brasil não fabrica modelos 100% elétricos.
- Paraná e Rio Grande do Sul: Isenção total para carros elétricos.
- Estados como Espírito Santo e Goiás também ofertam isenções e descontos parciais.
Veja os estados sem incentivos
Hoje em dia, 15 estados brasileiros não têm política direcionada para a redução ou isenção do IPVA e modelos elétricos, evidenciando a falta de uma estratégia nacional que promova a eletromobilidade.
O Brasil ainda está atrasado em comparação com outros países em relação a incentivos para automóveis elétricos.
Setor automotivo passará por transformações
O setor automotivo brasileiro está prestes a passar por uma mudança impactante. Ainda esse ano, os consumidores irão ter acesso a modelos de veículos híbridos, como o BMW X5 plug-in e versões leves da Fiat. Esses modelos são parte de uma estratégia para gerar uma descarbonização do setor e diminuir as emissões de gases poluentes.
Em maio do ano que vem, a marca GWM vai começar a produzir o Haval H6 em São Paulo. Esse modelo será o primeiro híbrido plug-in produzido sob o programa federal Mover. Esse projeto fornecerá incentivos fiscais para estimular a fabricação de carros sustentáveis e inovadores.