A Brava Energia (BRAV3) e a PetroRecôncavo (RECV3) divulgaram na última quarta-feira, 19 de dezembro, uma colaboração envolvendo a venda de metade da estrutura de escoamento e processamento de gás natural localizada na Bacia Potiguar para a PetroRecôncavo, além dos compromissos de fornecimento de gás entre as companhias.
O custo da venda é de U$65 milhões prevendo o pagamento de 35% na assinatura do contrato e o restante quando o negócio for finalizado, de acordo com o informado pelas empresas em notas separadas.
De acordo com a Brava, o acordo é válido por 60 dias para que as condições necessárias para assinatura do contrato definitivo sejam atingidas.
A infraestrutura de escoamento e processamento abrange todas as Unidades de Processamento de Gás Natural II e III e as Esferas de GLP, situadas no Ativo Industrial de Guamaré (AIG), além de contemplar o gasoduto que liga os campos produtores da Brava e da PetroReconcavo ao Ativo Industrial de Guamaré.
As Unidades de Processamento de Gás Natural II e III tem capacidade total de processar mais de 3 milhões metros cúbicos diariamente, segundo a PetroRecôncavo.
“A parceria entre a Brava e a PetroReconcavo no midstream de gás natural do Rio Grande Norte visa aprimorar a eficiência e maximizar a utilização dos ativos de infraestrutura, reduzindo custos operacionais e ampliando a confiabilidade da produção e escoamento de gás natural e derivados na região”, disse a Brava em sua nota.
ONS aumenta capacidade de escoameneto de energia renovável
O Operador Nacional do Sistema Elétrico aumentou a capacidade de escoamento de energia limpa do Nordeste para as outras partes do Brasil, ativando três novas linhas de transmissão e uma subestação. Esses equipamentos foram aprovados para operaram em outubro.
De acordo com o ONS, as novas linhas permitirão a redução das limitações na produção de energia eólica e solar, o que restaura os níveis de operação anteriores ao blecaute de agosto de 2023. As linhas autorizadas, todas contendo tensão de 500 quilovolts (kV), são Pecém-II, Pacatuba C, Fortaleza II, Pacatuba C e Pacatuba, Jaguaruana II.