No terceiro trimestre desse ano, a briga entre a Tesla, empresa de Elon Musk e a BYD, a maior fabricante chinesa de carros elétricos (EVs), alcançou um novo patamar. Pela primeira vez, as vendas da montadora da China ultrapassaram as da Tesla, registrando US$ 28,2 bilhões (em torno de R$ 162,43 bilhões) no período, em relação com os US$ 25,2 bilhões (cerca de R$ 145,15 bilhões) da Tesla. Esse resultado reforça o aumento acelerado da BYD no setor de EVs, enquanto a fabricante de Musk está com foco exclusivo nos veículos 100% elétricos.
Mesmo com os números expressivo de vendas, as estratégias das duas empresas são diferentes. Segundo a Barron’s, a BYD oferece uma linha mista de veículos, que inclui 1,1 milhão de unidades comercializadas no trimestre, das quais cerca de 443 mil foram modelos 100% elétricos e 686 mil eram híbridos plug-in. Já a Tesla entregou aproximadamente 463 mil veículos elétricos no mesmo período. Esse volume de vendas reflete a robustez da BYD no mercado de EVs, apesar do preço médio dos veículos da Tesla continue superior em função do foco em modelos premium e totalmente elétricos.
Tesla lidera em lucratividade
Apesar dos avanços nas vendas, a Tesla continua mantendo a liderança em termos de lucratividade. No terceiro trimestre, a empresa registrou um lucro operacional de cerca de US$ 2,8 bilhões (aproximadamente R$ 16,13 bilhões), enquanto a BYD ficou com aproximadamente US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 6,34 bilhões). Esse diferencial é em parte explicado pela estrutura de produtos das empresas: enquanto a Tesla investe em armazenamento de energia com baterias de backup, a BYD vem atuando no setor de eletrônicos de consumo. No entanto, ambas, produzem cerca de 80% de sua receita com a venda de veículos.
Mesmo assim, os resultados da BYD foram bem recebidos por analistas e continuam dentro das estimativas do mercado. Porém, a performance lucrativa superior da Tesla fortalece sua posição em setor de veículos mais lucrativo, ainda que as divergências contábeis nas despesas operacionais deixem a comparação direta entre os custos de cada empresa mais difícil.