O Volkswagen Tayron foi o modelo principal da marca a ser apresentador no Salão do Automóvel de Paris, na França. Além do A0 SUV, que vai ser o modelo de entrada do segmento no próximo ano, a montadora preparou o Tayron como substituto do Tiguan Allspace no Brasil.
O SUV já está sendo produzido na fábrica de Wolfsburg (Alemanha) e chegará nas lojas da Europa no início do próximo ano, fazendo a ponte entre o Tiguan e o Touareg. Para as Américas, uma linha de montagem do Tayron vai ser instalada em Puebla (México) a partir de 2026, onde o Tiguan Allspace é produzido. Isso quer dizer que o novo SUV está isento do imposto de importação no Brasil. Hoje em dia, o Tiguan é comcercializado no Brasil por R$ 292.990.
Falar do custo do Tayron ainda é bem difícil porque o lançamento vai ser partir de 2026, no entanto, podemos imaginar um preço acima de R$ 30 mil e configurações para cinco e sete ocupantes.
Configurações do Tayron
O modelo apresentando em Paris possui opções a gasolina e a diesel para a Europa. A configuração mais simples tem o motor de 1.5 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm, uma evolução do atual 1.4 TSI, apoiado por um pequeno módulo elétrico de 48V. Então, se trata de uma versão micro-híbrida. Há ainda o motor 2.0 TSI de 190 cv e 32,6 kgfm.
As variantes mais equipadas possuem o mesmo motor de 1.5 TSI a gasolina e conjunto híbrido plug-in, com bateria de 19,7 kWh. Assim, o Tayron entrega 204 cv ou 272 cv, sem o número de torque revelado. Independentemente da opção mecânica, a transmissão é do tipo DSG, de sete velocidades.
Omotor 2.0 TDI possue configurações intermediárias, com potência entre 150 cv ou 193 cv. Provavelmente, essas opções com motor diesel não virão para o Brasil.