O Brasil vai receber um novo modelo de caminhão pesado elétrico, com o lançamento do Scania 30 G. O modelo possuirá autonomia de 250 quilômetros, com capacidade de carga de até 66 toneladas. O veículo irá ser importado da Suécia e terá sua primeira entrega em janeiro de 2026.
De acordo com Simone Montagna, presidente da Scania Operações Comerciais Brasil, os embarcadores têm bastante exigências para cumprir suas metas de descarbonização com frotas de caminhões mais sustentáveis. “É um frete disputado hoje no mercado”, disse o executivo em nota.
A companhia analisou que, para isso, vai haver um mix de soluções. “Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 quilômetros no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 quilômetros (médias distâncias), e o diesel, o gás natural liquefeito (GNL) e o biodiesel utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 quilômetros”, explica Alex Nucci, o diretor de Vendas de Soluções da Scania.
O novo modelo de caminhão vai poder receber dois pacotes de baterias de 208 kWh cada, o que totaliza 416 kWh, dos quais 312 kWh são utilizados para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil. O abastecimento pode ser realizado em até 50 minutos com carregador do modelo CCS2, que suporta até 375 kW e 500 amperes.
As baterias são compostas de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC), que, de acordo com Scania, possui maior densidade energética, resultando em menor peso para o veículo e, por isso, maior possibilidade para transporte de carga. Neste modelo, as baterias vão ser modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão. De acordo com a montadora, os custos para a manutenção do motor são semelhantes aos de combustão interna.