Os gastos com a fatura de energia estão entre os mais altos nos negócios nacionais de diversos setores, e relacionado a energia na indústria cerâmica não seria diferente.
Inclusive, segundo uma pesquisa recente da Fiesp, o gasto com energia é a maior barreira à competitividade das companhias desse setor, seguido do custo do frete rodoviário, da complexidade da legislação do ICMS e dos preços elevados dos insumos.
Considerando este cenário, nesse texto você poderá conferir algumas estratégias que podem ser aplicadas para garantir maior eficiência.
De acordo com que foi pontuado, o custo das contas de energia na indústria de cerâmica são um fator significativo para a sobrevivência dessas empresas por causa das exigências intensivas de energia relacionadas aos processos de fabricação.
Nessas companhias, o elemento energético é usado nos seguintes processos:
- queima e secagem: A primeira é realizada em fornos de alta temperatura, como fornos a gás, elétricos ou a óleo.
- mistura e moagem: a mistura de argilas e outros materiais cerâmicos e a moagem das matérias-primas para obter a granulometria desejada requerem energia proveniente de motores elétricos e sistemas de moagem;
- sistemas de secagem: esse processo contribui para o consumo energético.
A boa notícia é que tecnologias mais eficientes em termos de consumo energético já estão disponíveis e podem ajudar a reduzir os custos.
É fundamental que essas companhias sempre adotem iniciativas para aumentar sua eficiência energética e evitar gastos mais altos do que são necessários, impactando diretamente na sua competitividade no mercado.
As principais incluem:
- eficiência energética: com a adoção de tecnologias diferenciadas é possível reduzir o consumo de energia e os valores nas contas de luz.
- gestão e monitoramento: implementar sistemas mais completos pode contribuir para identificar oportunidades de economia e otimização.
- Fontes de energia alternativas: a utilização de fontes de limpas, como eólica ou biomassa, oferece não só uma economia nos custos, porém também a melhora da sustentabilidade.