O Wi-Fi já é uma parte fundamental em nossas vidas, conectando casas, escritórios e espaços públicos à internet. Contudo, essa tecnologia pode estar perto de se tornar obsoleta, à medida que uma nova tecnologia, intitulada de Li-Fi, surgiu prometendo superar as limitações atuais.
Imagine você conseguir ter acesso a internet sem fio diretamente pela luz das lâmpadas de LED da sua casa. É isso que o Li-Fi propõe, fornecendo uma maior velocidade e segurança.
O Light Fidelity, chamado de Li-Fi, é uma tecnologia de transmissão de dados que utiliza a luz visível, emitida por lâmpadas de LED, para realizar uma conexão de internet. Diferente do Wi-Fi, que funciona com ondas de rádio, o Li-Fi utiliza pulsos de luz que não são perceptíveis a olho nu para transmitir informações de forma rápida e eficaz. Ao entrar em um ambiente equipado com Li-Fi, basta somente estar embaixo da luz e seu dispositivo já pode se conectar à rede.
Enquanto o Wi-Fi opera em frequências de rádio saturadas e cada vez mais congestionadas, o Li-Fi tira vantagem do espectro da luz visível, que é 10.000 vezes maior, garantindo uma grande capacidade de transmitir dados sem interferências. Em relação a velocidade, o Li-Fi possui conexões que podem ser até 100 vezes mais rápidas do que as do Wi-Fi, a depender das condições.
Vantagens do Li-Fi
Uma das vantagens do Li-Fi é a velocidade de transmissão. Com o Li-Fi, é possível alcançar velocidades de até 224 gigabits por segundo, enquanto o Wi-Fi comum fica em torno de 300 megabits por segundo significando que os downloads pesados, como filmes em alta resolução, ou até mesmo a navegação em jogos online, vão ser muito mais ágeis e sem quedas de conexão.
Outra característica que o diferencia do Wi-Fi é a segurança. O sinal de Li-Fi não atravessa paredes, impedindo que alguém fora do ambiente iluminado consiga acessar à sua conexão, o tornando mais seguro contra invasões.
O Li-Fi também se destaca por evitar interferências de outros dispositivos eletrônicos, algo que afeta as redes Wi-Fi, especialmente em áreas urbanas com muitos habitantes, onde muitos dispositivos estão conectados de maneira simultânea.
A única desvantagem do Li-Fi
Mesmo com suas vantagens, o Li-Fi também apresenta dificuldades que precisam ser resolvidas para que a tecnologia substitua o Wi-Fi em uma grande escala. A maior delas é a necessidade de linha direta com a fonte de luz. Como a tecnologia depende de luz visível, a conexão é interrompida se houver uma obstrução, como uma parede.