Utilizar a energia solar como uma fonte limpa, renovável e econômica está em crescimento no Brasil. Isso por causa de diversos fatores, como a redução da conta de luz em até 95%, a valorização dos imóveis.
Nesse contexto a demanda por projetos fotovoltaicos vem aumentando em grande escala, se tornando um negócio muito rentável para os projetistas e instaladores.
Para isso, drones em projetos solares poderão ser usadas para tornar a demanda por projetos mais precisos e escaláveis. Ajudando a atender novos projetos e a substituir os processos lentos e ineficazes.
Trabalhando com drones, poucas pessoas e um curto prazo podem fazer a cobertura de grandes áreas. Essa é a primeira grande vantagem de usar os drones para projetos em usinas solares.
Principalmente quando se trata de projetos residenciais e comerciais, com apenas um operador se torna possível coletar imagens de toda a área em poucos minutos. Essas mudanças geram mais segurança, economia e acima de tudo: mais informação.
Através dos dados acurados de ortomosaicos e modelos 3D você não perderá mais nenhuma informação, seja na visita comercial, no estudo de viabilidade ou até mesmo na simulação energética.
Por isso é bom realizar um voo de mapeamento na área escolhida, que pode ser o telhado de uma residência ou usina, um terreno ou qualquer que seja o local onde se pretende instalar os painéis fotovoltaicos.
Com o drone no ar, serão feitas imagens que irão ser utilizadas para se obter as exatas medidas do telhado ou área de interesse para a instalação das placas.
A visita comercial irá ser mais ágil e prática, poupando tempo para as etapas seguintes da elaboração do projeto.
Com os drones em projetos fotovoltaicos uma das vantagens é a criação do projeto executivo, onde o usuário poderá realizar a integração do ortomosaico criado pelo software instalado no drone com programas como o AutoCad.
Com essa integração, a apresentação do projeto será feita de forma simples, sem perder nenhum detalhe de todas as informações coletadas durante o voo.