Conhecida por sua grandiosa usina hidrelétrica, Itaipu Binacional, inovou ao anunciar a instalação de uma usina solar flutuante em seu reservatório. Nesta quinta-feira, dia 25, foi publicado o edital para fornecimento de equipamentos, instalação e assistência técnica para o projeto-piloto, com investimento previsto de 1 milhão de dólares (quase R$ 6 milhões), de acordo com o site h2foz.
O projeto da usina solar flutuante terá uma capacidade de geração de 1 megawatt-pico. Os painéis solares serão instalados no lado paraguaio do reservatório. A energia gerada será destinada ao consumo interno da própria usina e promove maior eficiência energética que contribui para a sustentabilidade.
A iniciativa está aberta à participação de consórcios binacionais, compostos por empresas paraguaias e brasileiras. Essa colaboração entre países pretende fortalecer os laços econômicos e tecnológicos, além de estimular a troca de conhecimento na área de energia renovável.
A usina solar flutuante traz diversas vantagens, econômicas e ambientais. O projeto integra os esforços de Itaipu Binacional para enfrentar a crise climática global, desenvolvendo soluções sustentáveis para a área de energia. Além de que, a usina solar flutuante aprimora o uso do reservatório existente, sem a necessidade de ocupar novas áreas terrestres.
Segundo odiretor-geralbrasileiro da empresa Itaipu Binacional, “a solução encontrada aqui na Itaipu poderá servir de espelho para a instalação de projetos semelhantes em outros reservatórios brasileiros”. Desse jeito, a iniciativa não apenas atende às demandas locais, mas também tem o potencial de inspirar outros projetos de energia renovável em todo o país.
A instalação da usina solar flutuante no reservatório da hidrelétrica de Itaipu representa um marco importante na busca por uma energia mais sustentável. Este projeto, além de contribuir para a geração de energia limpa, tem o potencial de servir de exemplo para outras iniciativas equivalentes a essa, no Brasil e no mundo. Não perca a oportunidade de acompanhar esse avanço tecnológico e sustentável.