A Microsoft e a Constellation Energy informaram, na última sexta-feira, 20 de setembro, que assinaram um acordo para o fornecimento de energia para data centers que vai levar ao reinício de uma das unidades da usina nuclear Three Mile Island, localizada na Pensilvânia.
Esse vai ser o primeiro reinício de uma usina nuclear nos EUA depois de um fechamento, e demonstra como as empresas de energia se beneficiam de um crescimento em grande escala na demanda de operadores de data centers que estão buscando aproveitar a popularidade das IAs (inteligências artificiais).
Após o anúncio do acordo, as ações da Constellation subiram 13%.
Uso de usina desativada em 2019
O acordo vai permitir a reutilização da Unidade 1 da instalação de cinco décadas na Pensilvânia, que foi desativada em 2019 por motivos operacionais. A Unidade 2, fechada depois de um derretimento parcial em 1979, o mais famoso acidente nuclear comercial da história dos Estados Unidos, e não será reiniciada.
A Constellation, planeja gastar em torno de US$ 1,6 bilhão para a renovação da usina, está aguardando licenças e tem expectativa que a unidade entre em operação até 2028.
Conforme o acordo, a Microsoft vai comprar energia da usina reiniciada por um período de 20 anos. A unidade de Three Mile Island irá fornecer 835 megawatts de energia para a empresa de tecnologia.
Os principais executivos da área de tecnologia, incluindo Sam Altman, o presidente-executivo da OpenAI, que desenvolveu o ChatGPT, e o cofundador da Microsoft, Bill Gates, vem defendendo a energia nuclear como uma alternativa para as crescentes necessidades de energia dos data centers.
Os acordos de fornecimento de energia para data centers de IA passam por um exame minucioso.
Um acordo parecido entre a Talen Energy e a Amazon, assinado no começo deste ano, esse acordo foi contestado por um grupo de empresas de energia elétrica, justificando que poderia aumentar os custos para os consumidores ou prejudicar a confiabilidade da rede.
Não foram divulgados os detalhes financeiros do acordo entre a Microsoft e a Constellation. As empresas também não deram mais detalhes sobre o acordo.