A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), aplicou mais de R$ 4,7 milhões em multas na Usina Hidrelétrica (UHE) de Colider, a 648 km de Cuiabá, devido a irregularidades no Plano de Ação de Emergência (PAE), que antecipa medidas a serem adotadas em casos de acidentes. A decisão foi tomada no dia 12 de setembro e só foi divulgada na terça-feira, 24 de setembro, no site oficial da agência.
Segundo a Agência de Regulação, quando a fiscalização nas instalações da usina em Mato Grosso foi realizada, a equipe verificou que o PAE não estava em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
As simulações de rompimento da barragem e outros acidentes, não foi implantada efetivamente com as comunidades próximas e os treinamentos com Prefeituras e Defesa Civil não foram realizados, de acordo com a Ager-MT. Contudo, após a multa, a usina realizou os simulados e treinamentos e todas as inconformidades foram regularizadas.
Atualmente, a agência atua baseado em um convênio com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que delegou à Ager-MT realize fiscalizações e ouvidoria dos serviços de energia no estado.
Usina Hidrelétrica Colider
A UHE (Usina Hidrelétrica Colíder) é uma hidrelétrica localizada no rio Teles Pires, no norte do estado de Mato Grosso que foi construída e é mantida pela COPEL.
A implantação da UHE Colíder foi proposta para operar o Aproveitamento Hidrelétrico Colíder (“AHE Colíder”), no Rio Teles Pires, na Região Hidrográfica do Rio Juruena, Teles Pires, uma bacia hidrográfica do Médio Teles Pires e Sub-Bacia do Tapajós, em trecho do rio que atinge s cidades de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Cláudia, todas localizadas no Estado do Mato Grosso, a cerca de 700 km ao norte de Cuiabá, MT.
A obra da usina é parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e a concessão para construção e operação por 35 anos. A usina foi arrematada pela COPEL em um leilão realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 30 de julho de 2010.