Nova York está prestes a realizar um marco histórico no segmento de energia renovável com o início da construção do maior parque offshore do país, o Sunrise Wind. O projeto, anunciado pela governadora Kathy Hochul, representa um marco significativo na luta contra as mudanças climáticas e na promoção de fonte de energia limpa.
Localizado a cerca de 30 milhas a leste de Montauk Point, Long Island, o Sunrise Wind terá capacidade de 924 megawatts (MW). O parque eólico será capaz de gerar energia suficiente para abastecer aproximadamente 600 mil em Nova York. De acordo com a governadora Hochul, o projeto simboliza um avanço tremendo para o estado em sua missão de combater as mudanças climáticas. “Ao dar início ao Sunrise Wind e avançar na próxima onda de projetos eólicos offshore, Nova York está passando por um marco tremendo no combate às mudanças climáticas,” comentou Hochul.
Nova York está comprometida com o papel da energia renovável
Após obter a licença final do Bureau of Ocean Energy Management (BOEM) do Departamento do Interior dos EUA, o projeto está pronto para seguir a diante. O Sunrise Wind além de promover a energia renovável, também irá impulsionar a economia local. O projeto criará 800 empregos diretos em Nova York e milhares de empregos indiretos. “Centenas de homens e mulheres sindicalistas locais terão empregos bem remunerados construindo o Sunrise Wind onshore e offshore. Levar esse projeto adiante ajudará a alimentar nossa rede e nossa economia regional”, disse o presidente da Long Island Federation of Labor (AFL-CIO), John R. Durso.
Sunrise Wind é parte do esforço de Nova York para atingir seu mandato de 70% de eletricidade renovável até 2030. O projeto finalizou seus acordos com a New York State Energy Research and Development Authority (NYSERDA), em um certificado de energia eólica renovável offshore (OREC) de 25 anos. Este avanço demonstra o compromisso de Nova York com o papel da energia renovável.