O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição da participação societária pela Usiminas na Jaíba Holding, que atualmente está nas mãos da Canadian Solar. O objetivo da operação é implementar o projeto de autogeração de energia elétrica, por meio das usinas solares, que já estão em 120 MW de capacidade instalada, na cidade de Jaíba, em Minas Gerais.
O custo desta operação ainda não foi anunciado, somente que a aquisição vai se acontecer através da opção de compra. A Jaíba Holding tem a SPEs Jaíba N Energias Renováveis S.A., Jaíba NO1 Energias Renováveis S.A., Jaíba NE1 Energias Renováveis S.A. e Jaíba O Energias Renováveis S.A.
A explicação para a execução do negócio, a Usiminas reforçou que ela está alinhada com o seu objetivo estratégico em relação ao desenvolvimento sustentável, assim como a melhora dos seus custos com energia elétrica. Já para a Canadian Solar, essa ação se apresenta como boa oportunidade de negócio dentro do seu segmento de atuação de desenvolvimento, construção, operação e gestão de projetos fotovoltaicos.
Usiminas e Canadian Solar
A Usiminas atua no setor de aço carbono e também no setor de energia através de três termelétricas, todas localizadas em Ipatinga, Minas Gerais, porém sem a distribuição de energia.
Considerando as empresas contempladas pelo grupo Usiminas, a capacidade de geração instalada é de 612 MW. Junto as usinas do complexo Jaíba, sua capacidade amplia para 732 MW.
Usiminas é uma empresa siderúrgica, que líder em produção e vendas de ações planos. Fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, em um local que veio a ser a cidade de Ipatinga, em Minas Gerais. Seu primeiro presidente foi o engenheiro Amaro Lanari Júnior. Em 1964, o distrito de Ipatinga, localizado a 220 km de Belo Horizonte, foi emancipado de Coronel Fabriciano e a Usiminas passou a estar situada neste município.