A quebra de uma pá gigante de turbina eólica na costa de Massachusetts confirmou os receios de Peter Kaizer sobre os perigos que um novo negócio de energia limpa representaria para pescadores como ele.
Pedaços irregulares de fibra de vidro e outros materiais da pá foram levados pela maré, fazendo com que as autoridades fechassem as praias de Nantucket e causando preocupação em Kaizer com a ameaça que os fragmentos representariam para seu barco de pesas, assim como de outros pescadores, principalmente à noite, quando se torna mais difícil evitar os detritos.
“Todos esses pequenos barcos podem estar sujeitos a danos”, falou Kaizer. “Todo mundo quer esse legado verde, mas a custo de quê?”
Com mais de 90 metros de comprimento, a pá quebrada falhou em julho, porém as repercussões continuam se desenrolando no projeto da qual ela veio, o Vineyard Wind 1, de US$ 4 bilhões (R$ 22,24 bilhões). Os desenvolvedores tinham expectativas para o projeto ser concluído nesse verão, tornando-o primeiro parque eólico de grande escala finalizado em águas dos Estados Unidos, porém agora essa meta vai levar muito mais tempo do que o esperado.
Desafios da energia eólica nos EUA
A falha na pá é o mais desafio mais recente que retarda o incipiente setor eólico offshore dos EUA, com o qual o governo Biden e os Estados da Costa Leste estão contando para oferecer energia limpa a milhões de pessoas, da Virgínia ao Maine. O presidente Biden e os governadores desses Estados desejavam seguir o exemplo de países europeus como a Grã-Bretanha e a Dinamarca, que instalaram milhares de turbinas eólicas no Mar do Norte.
O negócio de energia eólica offshore nos Estados Unidos, no entanto, tem tido problemas para prosseguir em função dos custos excessivos, atrasos na emissão de licenças e oposição de moradores locais e grupos de pescadores. Diversos grandes projetos foram cancelados ou adiados antes mesmo da falha da pá em, pois seus custos elevaram muito e os desenvolvedores não anteciparam dificuldades na cadeia de suprimentos e taxas de juros mais altas.
Fabricada pela GE Vernova, a falha da pá também levantou questionamentos sobre segurança e confiabilidade. Além do incidente em Massachusetts, duas pás da empresa quebraram em 2024 em um parque eólico chamado Dogger Bank, que está sendo construído na costa da Inglaterra. A GE Vernova informou que os incidentes não estão relacionados, porém não forneceu muitos detalhes sobre suas causas.