Uma startup americana Aeromine instalou a primeira turbina eólica estática do Reino Unido, no teto da fábrica onde a BMW produz os veículos da marca Mini, em Oxford, de acordo com o portal holandês The Next Web.
Com três metros de altura, esse dispositivo em forma de caixa faz a captura do vento que flui sobre o edifício e utilizando aerofólios e vácuo, força o ar a girar um ventilador interno, o que gera energia.
Esse equipamento da Aeromine não possui partes móveis visíveis, seu design sem lâminas reduz o ruído, as vibrações e os riscos para a vida selvagem, principalmente os pássaros.
O sistema faz a produção de energia de forma mais eficiente que os painéis solares tradicionais. Cada unidade gera uma potência de 5kW, o que equivale em torno de 16 painéis solares, porém ocupando uma área muito menor.
Patenteada em 2015 por Carsten Westergaard, especialista dinamarquês em energia eólica, depois de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento. Em 2022, formou uma parceria com os empreendedores americanos Martin Manniche e David Asarnow fundando a Aeromine.
Com sede em Houston, Texas, a empresa recentemente fechou uma rodada de financiamento de US$ 9 milhões buscando levar suas turbinas para telhados ao redor do mundo, seus proprietários acreditam que a garantia de grandes clientes com grandes edifícios é fator crítico para sua startup ser um sucesso.
Possuindo uma das maiores fazendas solares instaladas em telhados em todo o Reino Unido, a planta da BMW em Oxford conta com mais de 11 mil painéis cobrindo uma área que equivale a cinco campos de futebol.
Vale lembrar que os painéis solares produzem menos energia durante o inverno e noites, o que é uma boa oportunidade para que o dispositivo da Aeromine se torne ainda mais eficaz.
A startup Aeromine afirmou que uma configuração típica de seu dispositivo vai ter entre 20 e 40 unidades, voltadas para a direção predominante do vento.