No verão, os dias quentes pedem o uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, ventiladores e outros equipamentos de alto consumo energético de maneira frequente.
Esse crescimento na demanda, aumenta o preço da conta de luz, assim como pode causar uma sobrecarga no sistema elétrico nacional, o que impacta o meio ambiente.
Neste texto, veja dicas práticas para economia da conta de luz, diminuir o consumo de eletricidade no verão e dizer como a tecnologia pode auxiliar na gestão energética.
Leia o texto para entender também como investir em energia solar pode te beneficiar intermitentemente a sua residência ou empresa.
O crescimento no consumo de energia elétrica ao longo do verão é uma junção de fatores: o calor elevado estimula o uso constante de aparelhos de climatização, como ar-condicionado e ventiladores.
A crise hídrica diminui a capacidade de produção de energia hidrelétrica; e as tarifas elevadas, como o acionamento das bandeiras vermelhas, aumentam ainda mais os valores.
Sobrecarregar o sistema elétrico também eleva os riscos de apagões, tornando fundamental a adoção de medidas que melhorem o uso da energia elétrica.
Confira três dicas para economizar na conta de luz
Impacto no bolso da família
Ao longo do verão, a conta de luz representa uma parcela considerável das despesas mensais. Com práticas econômicas, é possível diminuir o impacto sem reduzir o conforto.
Consumo consciente
Além da economia nas finanças, a adoção de medidas de consumo consciente auxilia na redução da pegada ambiental, o que contribui para um meio ambiente mais sustentável.
Aproveitar ao máximo a luz natural
Usar a luz do dia para a iluminação dos ambientes. Abrir janelas e cortinas para a luz natural entrar também diminui a necessidade de lâmpadas. Uma dica é investir em cores claras para as paredes e móveis, ajudando a refletir a luz, o que aumenta a claridade dos ambientes.
Evitar o stand-by
Desligar os eletrodomésticos que não estão sendo utilizados diretamente na tomada. Apesar do stand-by, TVs, carregadores e micro-ondas ainda consomem energia elétrica, o que gera custos desnecessários.