A Toyota está desenvolvendo uma solução inovadora que promete transformar o mercado automotivo: a chegada do seu novo motor a combustão como dobro de eficiência dos carros elétricos. De acordo com o diretor de tecnologia da empresa, Hiroki Nakajima, o projeto da marca pode mudar as regras do jogo e colocar os propulsores tradicionais de novo na liderança do mercado automotivo.
Segundo a própria montadora, uma das primeiras vantagens no novo motor é que eles são de 10 a 20% menores que os propulsores atuais. Isso auxilia na redução de peso e possibilita que os veículos do mercado automotivo tenham uma linha de capô mais baixa fazendo com que melhore a aerodinâmica. Com isso, é possível ter uma economia de combustível incrível.
Descubra as grandes vantagens do novo motor a combustão da Toyota
Outra mudança do motor está ligada ao número de cilindros que passará de 3 para 4. Outra vantagem, contudo, será à eficiência térmica. Desta forma, mais irá ser transformada em movimento e menos será perdida como calor. A marca ainda não divulgou números sobre esse novo aspecto do motor.
O que foi divulgado até então é que a Toyota está trabalhando com as concorrentes Mazda e Subaru, e já está contando com três novos modelos: 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 2.0 turbo.
A iniciativa da marca japonesa não significa que a fabricação de veículos elétricos foi abandonada. Contudo, a montadora não deixa claro se sua prioridade é eletrificação e que vai em busca desse objetivo de acordo com o mercado global. No Brasil a empresa vê o etanol como um caminho seguro e sustentável. A sua intenção é ter ao menos uma versão elétrica de cada um dos seus modelos produzidos no país até 2025.
Contudo, entende que a venda desses veículos depende da infraestrutura e demanda de cada mercado. Seu compromisso é a descarbonização, afinal o inimigo é o carbono, não o motor a combustão. A ideia é que novo motor da Toyota comece a equipar veículos a partir de 2027.