Em conjunto com o planejamento elétrico, outra etapa fundamental em instalações elétricas são as tubulações. O processo faz parte do planejamento e hoje vamos falar quais são os tipos de tubulações para instalação elétrica.
Durante o planejamento, ocorre a elaboração de um diagrama responsável por definir a posição de cada ponto. Assim, entende-se onde serão localizados cada material de sua tubulação elétrica, incluindo conduítes, curvas, caixas de passagem, quadros de distribuição e acessórios de fixação.
Aqui, temos os diferentes tipos de tubulações, a começar pelo conduíte, também conhecido como eletroduto. Trata-se do tubo que protege a fiação elétrica de qualquer construção, estando localizados dentro de paredes, pisos ou tetos.
Tubulações para instalação elétrica: saiba mais sobre conduítes.
Ao falarmos sobre os tipos de tubulações para instalação elétrica, estamos falando diretamente dos conduítes. No mercado, existem diversos tipos de eletrodutos, cada qual com sua própria finalidade.
Em geral, a divisão de eletrodutos acontece como metálicos ou magnéticos, ou isolantes e não magnéticos; seu nome está atrelado ao material que o compõe. Um eletroduto galvanizado, por exemplo, é aquele que possui uma camada de zinco responsável por proteger a fiação contra a corrosão.
Há também os eletrodutos cuja camada isolante é feita de PVC, proporcionando isolamento térmico e elétrico, além de proteger contra a umidade. Há também diferentes formatos, sendo estes os eletrodutos rígidos ou flexíveis corrugados e planos.