Quando o assunto são instalações elétricas, é importante estar atento aos tipos de cabos e fiação que devem ser utilizados. Diferentes modelos correspondem a diferentes usos, variando desde o fio rígido ao fio flexível, além das diversas modelagens de cabos.
Antes de fazer suas escolhas, é preciso estar alinhado com seu planejamento elétrico. O projeto elétrico é elaborado por um engenheiro, podendo contar com o apoio de um mestre de obra e, claro, do cliente, para entender as necessidades da instalação elétrica.
Tipos de cabos e fiação
Abaixo, iremos listar os diferentes tipos de cabos e fiação possíveis para sua instalação elétrica, seja ela residencial, industrial, rural ou empresarial.
Fio rígido
O tipo mais comum na instalação elétrica de casas, o fio rígido é possivelmente o mais adequada para grande parte dos casos. No entanto, é importante estar ciente que sua colocação é indicada em locais de pouca movimentações, assim como conduítes. Sua “rigidez” provém do cobre em sua composição e o material não lida bem com movimentação. Além disso, o fio conta com diferentes bitolas que determinam a capacidade de condução de corrente elétrica.
Fio flexível
Outra opção é o fio flexível, tipicamente feito de silicone. Bastante presente em residências e demais instalações elétricas, esse tipo de fiação é mais adequada para equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, além de locais com maior moviemntação. Devido à sua flexibilidade, é muitas vezes utilizado em lugares de instalação mais difícil, podendo ser modaldo às necessidades do ambiente.
Cabo PP
Mudando de fiação para cabos, o cabo PP é o modelo mais utilizado em instalações elétricas, sendo a principal escolha para eletrodomésticos, além de equipamentos de som e TV. Sua composição é de cobre, além de contar com duas ou três vias que permitem a conexão de diferentes equipamentos em uma mesma tomada.
Cabo coaxial
Já o cabo coaxial é costumeiramente utilizado em redes de televisão a cabo, antenas e em sistemas de segurança eletrônica. Esse tipo de cabo é composto por um núcleo de cobre, além do revestimento de uma malha de cobre envolta em uma capa protetora. Sua maior segurança evita interferências elétricas e magnéticas.