O ar-condicionado é um equipamento fundamental para baixar a temperatura, especialmente nos dias mais quentes do ano.
Estudos vem sendo realizados ao redor do mundo para encontrar soluções para conseguir resfriar edifícios mantendo a temperatura ideal para o corpo humano e utilizando menos ar-condicionado, levando a uma baixa no consumo de energia elétrica.
Por causa disso, surgiu um material que é utilizado a milhares de anos e promete funcionar refrigerando o ambiente mais ou menos tempo consumindo menos energia. Estamos falando do Terracool, uma inovação tecnológica para diminuir o consumo de eletricidade.
Há mil, os egípcios utilizavam jarros porosos de água que resfriavam o ar para ventilar seus cômodos.
Hoje, os designers, arquitetos e cientistas estão criando soluções com base de Cerâmicas de Resfriamento Evaporativo, um sistema utiliza as propriedades porosas da terracota para atua na refrigeração dos alimentos e espaços através da evaporação.
Sistema de “ar-condicionado” para reduzir temperaturas sem consumir eletricidade
Conheça o Terracool feito de terracota
O TerraCool foi desenvolvido por Dilara Temel e Lachlan Fahy com o propósito de diminuir as consequências das ilhas de calor urbanas que estão dominando as grandes cidades pelo mundo todo.
O TerraCool utiliza vasos de terracota cheios de água. Unindo esses recipientes, “telas” que possuem a capacidade de diminuir consideravelmente a temperatura, são formadas.
A abordagem do TerraCool oferece peças personalizadas para se adaptar ao clima destinado. Por causa do uso de materiais acessíveis e à simplicidade de produção, é possível conseguir várias combinações.
O design e a estrutura compostos no TerraCool, com vãos aerodinâmicos, ajudam na passagem do ar. Além disso, o consumo de água é reduzido por causa da geometria dos ladrilhos.
Para utilizar a tecnologia TerraCool, a água deverá ser despejada na parte de cima da estrutura para que ela consiga fluir por meio dela. Por causa da vedação hermética, a água não vai ficar exposta ao meio externo, o que evita contaminação microbiológica e outros riscos ligados ao resfriamento por evaporação.