Em Manaus, cidade do Amazonas, seis bairros terão o fornecimento de eletricidade interrompido na sexta-feira, 7 de fevereiro, para que serviços de manutenção na rede de energia sejam executados.
A interrupção acontecerá em ruas específicas dos seguintes bairros: Santa Etelvina: na TV Jeribá, N 51, esquina com a Rua das Mangueiras.
Jorge Teixeira: Avenida Mirra.
Alvorada: Rua B 6 com Rua B9, Conjunto Ajuricaba.
Vila Buriti: Rua Rio Jaguarão.
Japiim: Rua Polivalente.
Redenção: Rua Natividade com Rua Goiânia.
As localidades ficaram sem eletricidade das 09:00 às 17 horas.
Se cadastre na Tarifa Social de Água e Esgoto
A lei que determinou as normas para a Tarifa Social de Água e Esgoto (TSAE) no Brasil começou a ser válida no dia 10 de dezembro de 2024. A partir deste dia, os prestadores de serviço possuem até 24 meses para conseguir implementar, se ainda não tenha feito. Mesmo com a nova legislação, no Rio de Janeiro, algumas distribuidoras de água e esgoto, como a Águas do Rio e a Prolagos, já ofertam este desconto há anos.
De acordo com a Lei 14.898/2024, através da Tarifa Social de Água e Esgoto, os lares de baixa renda cadastrados no Cadastro Único, assim como aqueles que possuam familiares deficientes ou idosos que tenham o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), possui o direito a um desconto correspondente a 50% na tarifa da primeira faixa de consumo (15m³).
De acordo com o governo, implementar a tarifa social vai ser de responsabilidade dos prestadores de serviço de saneamento, que devem seguir as normas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Segundo a legislação, se cadastrar na Tarifa Social de Água e Esgoto vai ser de forma automática, realizada pelo prestador do serviço baseado no Cadastro Único (CadÚnico) e nos bancos de dados do setor. Os clientes que estiverem dentro dos critérios de elegibilidade vão ser cadastrados sem precisar de pedido ou aviso prévio.