Nesta segunda-feira, dia 29 de abril, a empresa Adani Green Energy Limited (AGEL) divulgou a construção da maior usina de energia limpa do mundo. O projeto é liderado pelo bilionário Sagar Adani e será localizado no estado de Gujarat, no oeste da Índia.
A usina tem um custo inicial estimado em US$ 20 bilhões (cerca de R$ 102 bilhões, pela cotação atual) e irá combinar a produção de energia solar e eólica. O Parque de Energia Renovável de Khavda terá um tamanho impressionante: serão mais de 200 milhas quadradas (518 km²), o equivalente a cinco vezes o tamanho de Paris.
Sua magnitude o fará ser visível do espaço, com o potencial de gerar eletricidade suficiente para abastecer 16 milhões de residências indianas. O projeto tem a previsão de ser concluído em cinco anos.
No momento, 70% da energia elétrica gerada na Índia provém da queima de carvão mineral, o que o torna um país dependente da energia não renovável. O parque será situado próximo à fronteira com o Paquistão e seu sucesso é considerado fundamental para que a Índia consiga atingir suas metas climáticas de redução de poluição.
Maior usina de energia limpa: confira ranking atual
Confira abaixo uma lista com a maior usina de energia limpa do mundo e demais grandes nomes desse segmento:
- Usina de Energia Solar Bhadla Solar Park (Índia) – 5 mil hectares (50 km²)
- Pavagada Solar Park (Índia) – 52 km²
- Tengger Desert Solar Park – 43 km²
- Benban Solar Park (Egito) – 37 km²
- Longyangxia Dam Solar Park (China) – 23 km²
- Huanghe Hydropower Hainan Solar Park – 5.64 km²