O aquecimento fotovoltaico tem trazido um aumento de riscos na segurança dos painéis solares e equipamentos. O furto dos módulos, os vandalismos e os acidentes provocados pela presença de pessoas não autorizadas ou de animais silvestres são alguns dos principais riscos.
Para atenuar esses riscos, uma das medidas mais eficientes é a instalação de cercamentos em usina solares. O tipo de produto mais utilizado nesses cercamentos são as telas, pois funcionam como uma barreira física impossibilitando a entrada de pessoas ou animais.
Foi entrevistado pelo Canal Solar, o gerente de Marketing da Morlan, uma empresa brasileira que foi fundada em 1954, com sede em Orlândia, interior de São Paulo, Christian Speyer. Essa empresa é uma das principais fabricantes de telas de arame e cercamentos do país, que atua nos segmentos de agropecuária, construção civil e industrial.
De acordo com Speyer, o mercado de cercamento para painéis fotovoltaicos em usinas solares no Brasil deve crescer consideravelmente na próxima década.
Confira as falas de Speyer:
“Os riscos são vários e incluem desde o roubo de placas e equipamentos, que vem aumentando exponencialmente com o aquecimento do setor fotovoltaico, até casos de vandalismo ou mesmo de acidentes causados pela presença de pessoas não autorizadas ou animais silvestres no local”.
“As telas, que são o tipo de produto mais utilizado nesses cercamentos, servem como uma barreira física que impossibilita a entrada de pessoas ou animais, funcionando, ainda, como uma barreira “psicológica”, uma vez que o simples fato de a área estar cercada, já passa a ideia de que ela está sendo monitorada, o que intimida ações de roubo ou vandalismo”.
Vantagens e desvantagens
“As vantagens e desvantagens são bastante relativas e irão variar de acordo com o tamanho da área a ser cercada, o relevo, o clima da região, o trânsito de pessoas e a presença de animais silvestres” disse Speyer.
“Por exemplo, em regiões com ação de maresia e alto tráfego de pessoas, é recomendável a utilização de telas eletro soldadas revestidas com PVC de alta aderência, pois como explicado anteriormente, por serem soldadas, não podem ser abertas rompendo apenas um fio, e por terem revestimento de alta aderência, resistem sem problemas a ação da maresia. Vale ressaltar que todos os tipos de telas cumprem a função básica de isolar e proteger a área de instalação das placas”, concluiu.