Localizada na China, a Hidrelétrica das Três Gargantas, é uma das maiores obras de engenharia do mundo. A estrutura é tão grandiosa que alguns pesquisadores sugeriram que ela seria capaz de alterar a rotação da Terra.
Confira alguns fatos:
- Localizada na província de Hubei, no centro da China, a Hidrelétrica das Três Gargantas atravessa o rio Yangtze pela cidade de Sandouping.
- Ela é a maior usina do mundo em capacidade instalada desde 2012.
- A obra usa o fluxo de água de três desfiladeiros próximos, Qutangxia, Wuxia e Xilingxia, para fazer as turbinas girarem e gerar eletricidade.
- Possui uma capacidade de 22,5 gigawatts, equivalente a cerca de 32 usinas nucleares de tamanho médio.
- Para comparação, a usina de Itaipu, localizada no Brasil, tem 14 gigawatts de potência máxima instalada.
- A geração de energia no local é realizada através de 34 turbinas instaladas na barragem.
- Cada turbina da hidrelétrica tem uma capacidade de 700 megawatts significando que a usina é capaz de produzir em torno de 100 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano.
Rotação da Terra
As primeiras alegações de que o monumento consegue provocar o deslocamento da Terra se originaram em um post da Nasa de 2005 que explorou como o trágico terremoto e tsunami do Oceano Índico em 2004 afetou a rotação do planeta.
Cientistas disseram que mudar a distribuição de massa do planeta pode ter uma influência no momento de inércia da Terra, um conceito da física que descreve como é difícil girar um objeto em torno de um determinado eixo.
A rotação da Terra pode ser impactada depois de um terremoto em função do movimento das placas tectônicas. A equipe da NASA explicou que foi exatamente isso que aconteceu em 2004 depois do terremoto no Oceano Índico. Ao balançar em torno da estrutura sísmica do planeta, o terremoto causou uma alteração da sua distribuição de massa e reduziu a duração de um dia em 2,68 microssegundos.
Na teoria, é possível que uma grande mudança de água faça o mesmo. Com isso, a gigantesca barragem do país asiático poderia causar um impacto no movimento da Terra.
Pelos cálculos dos cientistas, essa mudança de massa aumentaria a duração de um dia em 0,06 microssegundos e moveria o planeta em torno de 2 centímetros. Não é muito, porém é significativo para uma estrutura feita pelo homem. Essas informações são do IFLScience.