O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou que os reservatórios de hidrelétricas das regiões do Sudeste e Centro-Oeste, o subsistema principal para armazenamento das usinas, que devem chegar a 51,2% ao final deste mês, de acordo com o comunicado, publicado na última sexta-feira, 13 de dezembro.
A melhora traz chuvas mais favoráveis esperadas para o mês, que deverão ultrapassar a média histórica na região. A projeção de energia natural afluente média para o Sudeste e Centro-Oeste chegou a 107%, em relação aos 90% estimados há uma semana.
O órgão também aponta para chuvas mais abundantes na região do Sul, alcançando 212% da média histórica esse mês, ante a previsão de 124% na semana passada.
Chuvas de 61% da média no Nordeste, contra os 51% e de 92% no Norte, em relação aos 82%, também são esperadas.
A carga de energia do SIN também aumentará
A carga de eletricidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) irá crescer 0,9% em dezembro, alcançando os 81.117 MW (megawatts) médios. Na semana passada, a estimativa era para um aumento de 1,1% até o final de dezembro.
O relatório da semana dos dias 14 a 20 de dezembro também aponta uma elevação na demanda de carga em 2 subsistemas. A região Norte é destaque com um aumento de 8,7% (7.914 MWmed), depois vem o Nordeste, com um crescimento de 1,8% (13.644 MWmed).
Em contrapartida, as projeções para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste indicam as reduções de 0,4% (13.771 MWmed) e 0,2% (45.788 MWmed), respectivamente. Esses números estão comparando as projeções para dezembro deste ano com os valores registrados no mesmo período do ano passado.
Em outubro o cenário da apresentava melhora
Apesar das chuvas em outubro estando abaixo da média em quase todo o Brasil, exceto na região Sul, houve uma melhora em comparação ao cenário de setembro, quando a ENA (energia natural afluente) dos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Norte foi a pior em toda a média histórica de 94 anos.