A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do estado do Ceará, atravésGerência de Eficiência Energética (Gefen), que foi criada em julho deste ano, vem avançando para a geração de energia limpa em suas estruturas.
O gerente de eficiência energética, Carlos Alberto Teixeira, diz que o setor analisa as maneiras de aproveitar o potencial de geração solar nos reservatórios do estado. Uma das opções estudadas é a geração de energia em usinas flutuantes.
Os conjuntos de manobra presentes nas Estações Elevatórias 00 e 01, localizadas em Pacatuba, já estão sendo preparados para receber investimento da autoprodução para consumo próprio da Companhia quanto para comercializar em outras situações, como no MLE (mercado livre de energia).
O propósito inicial é a redução nos custos com energia elétrica, que é o segundo maior custo da empresa, para depois ampliar os usos, como para necessidades do polo de produção de hidrogênio verde (H2V).
“Na busca por um modelo sustentável de transferência de recursos hídricos que atenda todos os interesses da população cearense, é importante que a Cogerh percorra esse caminho de inovação no uso da energia solar para garantir a sustentabilidade da sua operação”, disse Teixeira.
Entre outras ações da Gefen, uma reforma para atualizar as salas de painéis do conjunto de manobra das estações elevatórias 00 e 01, ao lado do Açude Gavião, um dos principais reservatórios para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, foi realizada.
A subestação elétrica também foi reformada, com mais um transformador para garantir as operações que atendem a demanda de aproximadamente 4 milhões de habitantes, além de atender as demandas hídricas do Porto do Pecém.
A Gerência ainda trabalha para adquirir e instalar inversores de frequência e um sistema de controle de monitoramento mais avançado nas EE-0 e EE-1. Isso reduzirá o consumo de energia ao diminuir o acionamento das bombas hidráulicas.