Um projeto inovador tem a premissa de oferecer energia solar grátis a 50 mil moradias e estabelecimentos comerciais por mês na região Nordeste do Brasil, sem nenhum custo para os donos dos imóveis. Essa iniciativa faz parte de uma parceria entre a Revo, Sou Energy e Huawei, que funcionará de forma semelhante a um leasing, com potencial expressivo para estimular o uso da energia solar na região.
Neste projeto de energia fotovoltaica, o proprietário ou inquilino adota o serviço, o que permite a implementação de painéis fotovoltaicos no telhado sem qualquer custo pelos equipamentos ou instalação. Funcionando como uma espécie de locação do telhado, o que oferece ao usuário um desconto de em torno de 20% na conta de luz.
Ao fim do contrato, que tem duração mínima de 6 anos, o usuário se torna o dono do sistema solar, economizando até 80% de maneira permanente na sua conta de luz. O fundo de investimento que contempla o projeto recebe remuneração por meio de uma parte da economia produzida, que é retida pela Revo.
Empresas que participam do projeto
A Sou Energy, a maior concessionária de kits solares do Norte e Nordeste, se beneficiará da comercialização dos equipamentos, já a Huawei, empresa chinesa, ajuda com a sua tecnologia para o projeto de energia solar gratuita. As residências e pequenos comércios com contas de luz variando entre R$ 400 e R$ 15 mil, que tenham telhados adequados para a produção de energia solar podem participar do projeto. O projeto foca especialmente em regiões periféricas do Nordeste e Norte.
Segundo o diretor comercial e de marketing da Sou Energy, Mario Viana, não é preciso ser o dono do imóvel; imóveis alugados também podem fazer parte, desde que haja aprovação do proprietário.
O projeto das empresas foi divulgado em abril de 2024, em Fortaleza. Vale lembrar que no sistema de energia solar fotovoltaica, o crédito produzido a partir da energia gerada não pode ser utilizado em mais de uma unidade.