Um dos pontos mais importantes ao projetar e construir ou reformar sua casa é a instalação elétrica. Praticamente nenhuma residência está fora da rede, portanto, é preciso estar atento às normas necessárias nessa etapa.
Antes de começar a instalação elétrica de uma residência, é fundamental realizar um projeto elétrico. É nesse ponto em que são estipuladas as necessidades elétricas do local, levando em consideração demandas como iluminação, número de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
Assim, é possível ter dimensão dos fios condutores e os disjuntores, definindo onde serão as tomadas e afins. O projeto elétrico deve ser feito por um engenheiro, seguindo as normas técnicas específicas, como a NBR-5410.
O segundo passo, que pode ser feito de maneira independente, é a escolha dos materiais, como as tomadas, interruptores e, claro, os fios elétricos. É preciso ficar atento para as cores destes últimos: azul claro é neutro e verde é o terra, enquanto demais cores designam o fio fase.
As funções na instalação elétrica de uma residência
Embora seja necessário um engenheiro para assinar o projeto elétrico, grande parte das necessidades da instalação elétrica são supridas e manejadas por um eletricista. Já com o projeto elétrico e os materiais em mãos, é hora de começar a instalação, de fato, e o primeiro item a ser instalado é o quadro elétrico.
Este deve estar localizado em um local de fácil acesso e bem ventilado, além de ser dimensionado de acordo com a demanda elétrica da residência. Sua instalação deve ser feita por um eletricista profissional, que irá seguir as normas técnicas necessárias.