Indispensáveis para alguns e desnecessários para outros, os secadores de cabelo são presença constante em muitos lares brasileiros. Mais do que isso, o aparelho é um dos principais em salões de beleza e barbearias, afetando a conta de luz de residências e empreendimentos.
Para entender o quanto será gasto de energia, é preciso saber que este valor está diretamente ligado ao período que o secador estiver ligado. Portanto, alguns cuidados podem te ajudar a economizar energia, como evitar deixar o aparelho ligado sem necessidade.
Em média, os secadores de cabelo possuem uma potência situada entre 1000 W e 2000 W. Levando em consideração um modelo de maior potência, ou seja, 2000 W, utilizado por um hora, há o consumo de 2 kWh. Repetindo isso todos os dias, por 30 dias, há um consumo médio mensal de 60 kWh. Com o preço atual de R$ 0,65 por quilowatt-hora (kWh), há o gasto mensal de R$ 39,00.
Quais secadores de cabelo consomem menos energia?
Ainda que hajam dicas para diminuir o consumo energético de secadores de cabelo, o melhor a se fazer quando se está em busca de um destes aparelhos é procurar pelos modelos que consomem menos energia elétrica. Diferentes modelos contam com diferentes tecnologias e diferentes níveis de consumo.
Independente da potência, o ideal é procurar por secadores de cabelo que contem com o selo Procel A, sendo este o mais alto nível de consumo de energia. Outro ponto de grande importância é definir qual a necessidade do aparelho: você tem um salão de beleza que necessita secadores de cabelo de grande potência ou seria para uso domético?.
A tendência é que quanto maior sua potência, maior seu gasto. Portanto, esteja atento a isso.