Praticamente ninguém mais vive sem um smartphone. Práticos e sem fio, os aparelhos podem ser levados de um lado para o outro, auxiliando em diversas tarefas do dia a dia. No entanto, sua bateria não é vitalícia e muitos não sabem quanta energia é gasta para carregar um celular.
Para chegar a alguma conclusão, iremos partir do ponto de que a bateria em questão conte com 1500 mAh (ou 5400 Coulombs) de capacidade de carga elétrica. Levando em consideração que o potencial elétrico seja de 4,2 V, chegamos a conclusão de que uma bateria armazena 22680 Joules, valor que pode ser convertido para 0,006 kWh.
Com esse número em mãos, é possível fazer o cálculo de quanto é gasto para carregar um celular. Levando em consideração que você realize uma recarga completa por dia, ao longo de um ano, seu gasto seria de 2,3 kWh, resultando em cerca de R$ 1,00 anualmente.
Como funciona para carregar um celular?
A primeira etapa na hora de carregar um celular é chamada de módulo step down. Nessa fase, o aparelho converte os 127 W ou 220 W das tomadas brasileiras em correntes de 5 W ou 9 W, adequadas para as baterias de celulares. O segundo passo é o sistema de retificação, responsável por eliminar a parte negativa da frequência e criar uma corrente contínua parcial.
Dessa forma, há a preparação para a terceira etapa, conhecida como filtro. É nesse ponto que o carregador de celular recebe a energia vinda da tomada e a transforma em corrente contínua. Por último, acontece a regulação, que nada mais é do que o controle do fluxo de energia recebida pelo celular.
A composição do carregador de celular conta com a presença de circuitos compostos por semicondutores – geralmente silício. É necessário o espaço adequado para que haja o funcionamento correto e seguro, sem que haja superaquecimento.