Já ouviu falar de Fake Power? Um módulo só é tratado como Fake Power quando ele possui uma potência nominal abaixo da estabelecida no datasheet, em sua etiqueta de identificação.
Por exemplo, um painel que tem o datasheet informado de 555 Wp, mas ao realizar testes no mesmo, atinge potências na ordem de 535Wp, 540Wp, ainda novo. Isso é feito por fabricantes de má índole buscando por supostos “menores preços” em um setor tão competitivo como o brasileiro.
De acordo com o gerente técnico da Amara NZero Brasil, Thiago Mingareli, o primeiro ponto a ser observado é com relação a qualidade das células utilizadas no painel solar. “Hipoteticamente, por mais que todo o processo de fabricação de um módulo seja perfeito, se for usado uma célula de má qualidade, o produto final continuará sendo ruim. Seria similar a se contratar a melhor construtora da cidade para reformar minha casa, mas eu comprar produtos de baixa qualidade”.
“Não ficará bom, não será durável. E como muitas das vezes a má qualidade da célula não é perceptível a olho nu, elas são usadas por fabricantes de má fé (e aceita por alguns distribuidores, é importante frisar) na fabricação dos módulos sem receios de prejudicar o cliente final, que não consegue identificar essa má qualidade apenas com a documentação técnica enviada”, disse.
Como são classificadas as células fotovoltaicas?
Porém, como são definidas e classificadas as células de conforme sua qualidade? De acordo com Mingareli, o desafio é que não há uma normativa internacional que regulamenta exatamente como deve ser realizada essa classificação, porém há um certo consenso (ao menos entre os principais players) de quatro níveis de qualidade (que se desmembram em subníveis, dependendo do fabricante):
- Células Grade A: células perfeitas, sem qualquer problema de fabricação;
- Células Grade B: células que possuem alguma imperfeição visual, porém não impacta suas características elétricas e rendimento em um primeiro momento;
- Células Grade C: células que tem algum dano elétrico, porém não necessariamente imperfeição visual;
- Células Grade D: células quebradas e/ou inutilizáveis.