A região norte do Mato Grosso do Sul sofre um apagão causado por uma ocorrência na rede transmissão básica que impactou na queda de energia elétrica em 31 municípios, na última sexta-feira, dia 27 de setembro de 2024, a queda aconteceu por volta das 16:33 (horário local) e só foi reestabelecido totalmente, pouco depois das 18h da noite.
O serviço de transmissão que foi afetado levava diretamente às companhias de distribuição, incluindo a concessionária de energia do estado, a Energisa.
De acordo com a concessionária, 354 mil consumidores foram afetados com o ‘apagão’.
Confira quais os municípios afetados:
- Sinop, Santa Carmen, Vera, Feliz Natal, Colider, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Marcelândia, Claúdia, Sorriso, União do Sul, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Apiacás, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Juruena, Cotriguaçu.
Em nota, o ONS (Operador Nacional de Sistema) informou que aconteceu o desligamento automático da LT 500 kV Ribeirãozinho / Paranatinga C3 e, por consequência do complexo de Teles Pires e da rede de transmissão do norte do estado.
Houve paralisação de 22% de carga da Energisa, em Mato Grosso. Às 17h55 foi iniciada a recomposição dos equipamentos com a energização e às 18h59 as cargas da concessionária foram finalizadas.
O Operador Nacional de Sistema ainda está aguardando as informações dos agentes para avaliar a causa.
Apagão de agosto
Na terça-feira do dia 15 de agosto de 2024, um apagão que afetou vários estados do Brasil e teve um impacto expressivo no Mato Grosso do Sul, deixando seis cidades completamente sem energia por cerca de 30 minutos.
De acordo coma Energisa, a causa do apagão foi um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é responsável pelo suprimento da demanda de energia em todo o país. Como medida de proteção, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em territórios de concessão da Energisa e de outras distribuidoras do Grupo.