A crise climática e uma das maiores ondas de calor já registradas neste ano fazem com que as pessoas consumam mais energia com dispositivos para se refrescar e ajustar a temperatura em suas residências.
Em dias muito quentes ou muito frios, o consumo de energia elétrica chega a crescer significativamente por causa do uso de aparelhos eletrônicos, refletindo no valor da conta de luz.
Com o acionamento da bandeira vermelha e amarela nas tarifas de energia, encontrar jeitos de economizar na conta de luz é uma prioridade para muitos adultos.
Economizar no gasto de energia é geralmente fundamental para a saúde do bolso. Há alguns eletrodomésticos que são vilões da conta de luz e muita gente não imagina.
E para quem pensa que a geladeira é o aparelho que mais consome energia em casa, se enganou completamente. Existe um outro dispositivo que é o verdadeiro campeão em gasto de dinheiro e energia elétrica de uma casa.
Qual o aparelho que mais consome energia?
Segundo a pesquisa recente realizada pela National Energy Action, o chuveiro elétrico, aparelho mais usado nas moradias é o principal responsável pelo acréscimo no preço da conta de luz.
Assim, esse eletrodoméstico chega a ultrapassar até mesmo outros aparelhos de uso elétrico, como a máquina de lavar, televisão e a geladeira.
Em um estudo analisado, o chuveiro elétrico precisa de energia intensa e imediata em suas fontes para realizar o aquecimento de água assim que estiver acionada na hora do banho.
Por possuir um sistema de funcionamento diferente e que precisa de mais gasto, operando com grande consumo de energia, diferente dos demais aparelhos elétricos.
O estudo observou os perigos, assim como também apontou algumas soluções para auxiliar no bolso e na queda de consumo na conta de luz da sua casa.
Segundo a NEA, tomar banhos curtos e em temperaturas amenas podem te ajudar a reduzir o preço na tarifa de energia. Por isso, sempre que possível, a dica é tomar banhos em horários com pouca demanda.