Se você deseja não se incomodar com falta de luz ou demais problemas de energia, é importante ficar atento ao seu consumo de energia. Como consequência, é possível saber a quantidade de demanda contratada, otimizando a presença de energia elétrica em seu estabelecimento ou residência.
Dessa forma, é preciso discernir demanda e consumo quando o assunto é energia elétrica. A demanda contratada é especificamente a capacidade que a rede elétrica precisa suportar em seu ápice de consumo.
Já o consumo é a quantidade de kWh (quilowatt-hora) ou MWh (megawatt-hora) utilizada em uma unidade consumidora durante determinado período. Resumindo ainda mais, a demanda é a potência que a unidade consumidora necessita, enquanto consumo é a quantidade de potência utilizada ao longo de determinado tempo. Portanto a demanda é sinalizada em kW ou MW e o consumo em kWh ou MWh.
Entenda a demanda contratada
A demanda contratada resulta em diferentes taxações para diferentes grupos. Consumidores de média e alta tensão, pertencentes ao Grupo A, pagam tanto pelo consumo de energia como por uma parcela da demanda contratada.
Afinal, a demanda contratada é o que permite o planejamento às empresas a partir de seu consumo máximo. Ou seja, as empresas contratam energia suficiente para contemplar seu ápice energético, garantindo que não hajam quedas de energia.